Instruções aos Autores

Última atualização: 6 de agosto de 2016.

1. Escopo e política

A Nutrivisa – Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde (Journal of Nutrition and Health Surveillance) é um periódico acadêmico-científico editado pelo Grupo de Pesquisa em Alimentos e Nutrição: Ciência, Biotecnologia e Vigilância em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao CNPq.

Seu objetivo é publicar artigos acadêmicos e científicos originais na área de Alimentos, Nutrição e Vigilância em Saúde.

A Nutrivisa apresenta-se em formato eletrônico, de livre acesso, com periodicidade quadrimestral (março/junho, julho/outubro e novembro/fevereiro).

2. Seleção de material

Todo trabalho enviado à Revista deve ser em português, inglês ou espanhol, não podendo ter sido publicado integralmente ou submetido concomitantemente a avaliação de outros periódicos.

Avalia-se a originalidade e a relevância do tema, a qualidade da metodologia utilizada, a clareza do texto, a atualidade da pesquisa, e a adequação às normas de editoração desta Revista.

Toda submissão segue para arbitragem por até três pareceristas qualificados na área em questão, que decidem pela publicação, revisão ou não-publicação do material.

Caso o manuscrito esteja disponível em várias línguas e seja de interesse do autor, o artigo poderá ser disponibilizado nas referidas línguas (português/inglês/espanhol).

3. Categoria das submissões

A Revista avalia os seguintes materiais para publicação:

  1. Artigo original: textos analíticos resultantes de pesquisas sobre temas relacionados à temática alimentos, nutrição e vigilância em saúde.
  2. Artigo de revisão: textos analíticos resultantes de revisões da literatura científica sobre assuntos relacionados aos temas alimentos, nutrição e vigilância em saúde. O artigo de revisão deve ser claro, com objetivos científicos de interesse, argumentação lógica, crítica teórica-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva.
  3. Artigo especial: artigos a convite sobre temas em evidência.

Observação: trabalhos resultantes de pesquisas só serão aceitos caso a pesquisa em questão tenha sido realizada nos três anos anteriores à data de submissão do manuscrito.

4. Documentos para submissão de trabalhos

Todos os artigos devem ser submetidos através do Formulário para Envio de Trabalhos, juntamente com a Carta para Submissão de Trabalhos devidamente preenchida, assinada pelos autores e digitalizada (escaneada).

Resultados de pesquisas com seres humanos ou animais devem ser acompanhados do número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) da Plataforma Brasil, ou então do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa de sua instituição.

Patrocínios, subsídios, apoios e possíveis conflitos de interesses devem ser enunciados na primeira página do artigo, junto à identificação dos autores. Se esses elementos não forem mencionados, será entendido que não existiram.

5. Normas técnicas para submissão de artigos

Os trabalhos devem ser apresentados em formato eletrônico, em arquivo .DOC ou .DOCX.

O artigo deve ter no máximo 25 páginas e seguir esta formatação:

  • Tamanho de página: A4
  • Fonte: Times New Roman
  • Tamanho dos títulos: 18 negrito
  • Tamanho dos subtítulos: 14 negrito
  • Tamanho do corpo do texto: 12 normal
  • Espaçamento entre linhas: 1,5
  • Páginas numeradas.
  • Itálico para palavras estrangeiras, palavras em destaque, e títulos de livros mencionados no corpo do artigo.
  • Citações com mais de 3 linhas: tamanho 10 com recuo de 4cm da margem esquerda.
  • Notas de rodapé deverão vir numeradas e incluídas no final do trabalho.
  • Tabelas e figuras: limitadas a 5, devem vir no corpo do artigo, mas também poderão ser solicitadas em arquivos separados, caso a editoria julgue necessário.

A primeira página do trabalho deve conter somente:

  • Título do trabalho em português e inglês.
  • Nome completo dos autores.
  • E-mail, telefone e endereço domiciliar dos autores.
  • Afiliação dos autores (instituição e departamento, cidade, estado, país).
  • Referência curricular resumida (máximo de 2 linhas por autor).
  • Endereço (URL) do Currículo Lattes dos autores.
  • Notificação de patrocínios, subsídios, apoios ou conflitos de interesse, caso necessário.

A segunda página deve conter somente:

  • Título do trabalho em português e inglês;
  • Resumo em português com até 200 palavras;
  • Resumo em inglês (abstract) com até 200 palavras;
  • Palavras-chave (de três a seis), de preferência contempladas pelo DeCS (Descritores em Ciências da Saúde);
  • Palavras-chave em inglês (keywords);
  • Observação: Artigos com erros de tradução no abstract serão devolvidos ao autor até a correção dos mesmos.

A terceira página em diante deve conter o artigo propriamente dito. Sua estrutura deve apresentar:

  • Introdução (incluindo objetivos e justificativa)
  • Metodologia
  • Resultados e Discussão
  • Conclusão
  • Notas de final de texto
  • Referências
  • Apêndices e anexos (se houver)

6. Normas para citações e referências

As citações e referências devem seguir a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, especificamente a NBR 10520 (para apresentação de citações) e a NBR 6023 (para elaboração de referências).

As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema AUTOR-DATA de chamada.

Trabalhos submetidos fora dessas normas, ou que não contenham todas as devidas referências, serão devolvidos ao autor.

Recomendamos utilizar o Sistema MORE – Mecanismo Online para Referências para auxílio na elaboração das citações e referências.

Importante: as referências, de abrangência nacional e internacional, devem ser, em sua maioria, relevantes e atualizadas (até os últimos cinco anos), sendo aceitáveis fora desse período caso constituam referencial primário ou clássico sobre um determinado assunto. No caso de teses e dissertações, recomenda-se que sejam citados, preferencialmente, os artigos resultantes das mesmas.